home regras encomende for u staff cronogramas

Dica: Método SnowFlake (Floco de neve)

em 11/08/2016 |



Método SnowFlake (Floco de Neve)

Antes de começar a falar sobre algo, eu sempre pesquiso sobre, e a fonte da vez foi o tumblr http://eus2escrever.tumblr.com/.

Bom, antes de começar a desenvolver algo nós temos que ter uma ideia, contudo, desenvolvê-la é tão importante quanto. Muitos escritores amadores, como eu e você, assim que tem uma ideia, vê-se num dilema: começo agora ou espero e desenvolvo?

Caso você seja o tipo de escritor que escolhe a segunda opção... Parabéns, meu(a) amigo(a)! Como disse anteriormente, a opção mais viável e sensata é desenvolver a ideia e criar um plot, que nada mais é do que o enredo da sua fanfic.

Existem inúmeros métodos para a criação de um, contudo sinto-me bem mais à vontade trabalhando com o SnowFlake (Floco de Neve). O qual eu sinto a necessidade de dar créditos ao tumblr citado no começo do post. Foi lá que eu descobri essa maravilha, e várias outras mais.

Todo o texto e explicação sobre esse método é de total autoria do tumblr já citado (que pelo o que entendi, traduziu esta matéria)


“Passo 1 - Pegue uma hora e escreva um resumo de uma frase do seu romance. Algo como “O físico experimental viaja no tempo para matar seu inimigo.” A sentença irá atendê-lo sempre como dez segundos de ferramenta para venda. Uma frase curta é melhor, com no máximo 15 palavras. Não nomeie os personagens ainda, deixe a frase crua com apenas a definição do que seu personagem é.


Passo 2 - Pegue uma hora e expanda a frase a um paragrafo completo descrevendo a instalação história, a grande catástrofe e o fim.  Uma boa dica de estrutura é: “Três desastres mais um final.” É um gosto meu de qualquer jeito. Você também pode usar este número em sua proposta. Idealmente, o parágrafo terá cerca de cinco frases. Uma frase para me dar o pano de fundo e configuração história. Em seguida, uma frase cada um para as suas três catástrofes. Em seguida, mais uma frase para dizer o final. Não confunda este parágrafo com a cópia de capa para o seu livro. Este parágrafo resume toda a história. Sua cópia de cobertura deve resumir apenas sobre o primeiro trimestre da história.


Passo 3 - A descrição acima lhe dá uma visão de alto nível de seu romance. Agora você precisa de algo semelhante para as histórias de cada um de seus personagens. Personagens são a parte mais importante de qualquer romance, e o tempo que você investir em projetá-los na frente vai pagar em dez vezes quando você começar a escrever . Para cada um de seus personagens principais, levar uma hora e escrever uma folha de resumo de uma página que diz:


O nome do personagem
Um resumo de uma frase da história do personagem
A motivação do personagem ( o que ele / ela quer abstratamente ? )
O objetivo do personagem ( o que ele / ela quer concretamente ? )
Conflito do personagem ( o que impede que ele / ela chegar a essa meta? )
Epifania do personagem ( o que ele / ela vai aprender , como é que ele / ela mudar?
Um resumo de um parágrafo da história do personagem
Um ponto importante : Você pode achar que você precisa para voltar e rever o seu resumo de uma frase e / ou o seu resumo de um parágrafo . Vá em frente ! Isso é bom , isso significa que seus personagens estão ensinando -lhe coisas sobre a sua história. É sempre bem em qualquer fase do processo de projeto para voltar e rever fases anteriores. Na verdade, não é só bem - é inevitável . E é bom . Todas as revisões que você faz agora são as revisões que você não vai precisar fazer mais tarde, para um desajeitado de 400 páginas do manuscrito.


Outro ponto importante: Ele não tem que ser perfeito. O objetivo de cada etapa do processo de design é para avançar para a próxima etapa. Mantenha o seu impulso para frente! Você sempre pode voltar mais tarde e corrigi-lo quando você entender melhor a história. Você vai fazer isso também, a menos que você é muito mais esperto do que eu.


Etapa 4) Por esta fase , você deve ter uma boa idéia da estrutura em larga escala de sua novela , e você só ter passado um dia ou dois. Bem, na verdade, você pode ter passado tanto quanto uma semana, mas não importa. Se a história é quebrada, você sabe que agora, ao invés de depois de investir 500 horas em um primeiro projeto de divagar. Então agora só continuar crescendo a história. Tome várias horas e expandir cada frase do seu parágrafo de resumo em um parágrafo inteiro. Todos, mas o último parágrafo deve terminar em um desastre. O parágrafo final deve dizer como o livro termina.

Isso é muito divertido, e no final do exercício, você tem um bastante decente esqueleto de uma página de seu romance. Tudo bem se você não pode obter tudo isso em um espaço simples página. O que importa é que você está crescendo as idéias que vão a sua história. Você está expandindo o conflito. Agora você deve ter uma sinopse adequada para uma proposta, embora não haja uma alternativa melhor para apresentação de propostas…


Passo 5 ) Pegue um ou dois dias e escrever uma descrição de uma página de cada personagem principal e uma descrição meia página dos outros personagens importantes. Estes ” sinopses caráter ” deve contar a história do ponto de vista de cada personagem. Como sempre, sinta-se livre para navegar de volta para as etapas anteriores e fazer as revisões como você aprende coisas legais sobre seus personagens. Eu costumo aproveitar este passo a mais e, ultimamente, tenho vindo a colocar as resultantes “sinopses caráter” em minhas propostas, em vez de uma sinopse baseada em enredo.


Passo 6) Até agora, você tem uma história sólida e vários tópicos - história, um para cada personagem. Agora, dê uma semana e expandir a uma página enredo sinopse da novela para uma sinopse de quatro páginas. Basicamente, você será novamente expandindo cada parágrafo do passo (4) em uma página inteira. Isso é muito divertido, porque você está tentando descobrir a lógica de alto nível da história e tomada de decisões estratégicas. Aqui, você definitivamente vai querer ciclo para trás e consertar as coisas nas etapas anteriores, como você ter uma visão sobre a história e as novas ideias bater-lhe na cara.


Passo 7) Tome mais uma semana e expandir suas descrições de personagens em gráficos de caracteres de pleno direito , detalhando tudo o que há para saber sobre cada personagem. O material padrão, tais como data de nascimento, descrição, história, motivação, objetivo, etc. Mais importante ainda, como é que esta mudança de caráter até o final da novela? Esta é uma expansão de seu trabalho no passo (3), e ele vai te ensinar muito sobre seus personagens. Você provavelmente vai voltar e rever os passos (1-6) como seus personagens tornam-se “real” para você e começar a fazer exigências petulantes sobre a história. Isso é bom - grande ficção é character-driven . Demore o tempo que você precisa para fazer isso, porque você está apenas economizando tempo downstream. Quando você tiver terminado esse processo, (e pode demorar um mês inteiro de esforço contínuo para chegar aqui), você tem mais do que você precisa para escrever uma proposta. Se você é um escritor publicado, em seguida, você pode escrever uma proposta agora e vender o seu livro antes de escrevê-lo. Se você ainda não está publicado, então você vai precisar para escrever todo o seu romance antes de poder vendê-lo. Não, isso não é justo, mas a vida não é justa e o mundo da ficção é especialmente injusto.


Passo 8 ) Você pode ou não ter um hiato aqui , esperando o livro para vender. Em algum ponto, você tem que realmente escrever o romance. Antes de fazer isso, há um par de coisas que você pode fazer para que o primeiro projeto traumático mais fácil. A primeira coisa a fazer é tomar que quatro páginas sinopse e fazer uma lista de todas as cenas que você precisa para transformar a história em uma novela. E a maneira mais fácil de fazer essa lista é… com uma folha de cálculo.

Por algum motivo, isso é assustador para muitos escritores. Oh, o horror. Lidar com ele. Você aprendeu a usar um processador de texto. Planilhas são mais fáceis. Você precisa fazer uma lista de cenas, e planilhas foram inventados para fazer listas. Se você precisa de algumas aulas, comprar um livro. Há mil lá fora, e um deles vai funcionar para você. Deve levá-lo menos de um dia para aprender o pouco itty que você precisa. Vai ser o dia mais valioso que você já passou. Faça-o.

Faça uma planilha detalhando as cenas que emergem de seu enredo esboço de quatro páginas. Faça apenas uma linha para cada cena. Em uma coluna, liste o personagem POV (point of vision, traduzindo, ponto de vista). Em outra coluna (wide), diga o que acontece. Se você quiser começar a fantasia, adicione mais colunas que indicam o número de páginas que você espera para escrever para a cena. Uma planilha é o ideal, porque você pode ver toda a história em um relance, e é fácil de mover em torno de cenas para reorganizar as coisas.

Minhas planilhas geralmente acabam sendo mais de 100 linhas, uma linha para cada cena da novela. Como eu desenvolver a história, vou fazer uma nova versão da minha história de planilha. Isso é incrivelmente valioso para a análise de uma história. Pode demorar uma semana para fazer uma boa planilha. Quando você estiver pronto, você pode adicionar uma nova coluna para números de capítulo e atribuir um capítulo para cada cena.


Passo 9 ) (Opcional eu não faço este passo mais. ) Volte para o seu processador de texto e começar a escrever uma descrição narrativa da história. Tome cada linha da planilha e expandi-lo para uma descrição multi- ponto da cena. Coloque em todas as linhas frias do diálogo você pensar, e esboçar o conflito essencial dessa cena. Se não há conflito, você saberá que aqui e você deve adicionar conflito ou esfregar o local.

Eu costumava escrever uma ou duas páginas por capítulo, e eu comecei a cada capítulo em uma nova página. Então eu apenas impresso tudo para fora e colocá-lo em um caderno de folhas soltas, então eu poderia facilmente trocar capítulos em torno de mais tarde ou rever capítulos sem bagunçar os outros. Este processo geralmente me levou uma semana e o resultado final foi um documento de 50 páginas maciças impressas que eu iria rever em tinta vermelha como eu escrevi o primeiro rascunho. Todas as minhas boas idéias quando eu acordei de manhã foi escrito à mão nas margens deste documento. Este, por sinal, é uma forma bastante indolor de escrita que temia sinopse detalhada que todos os escritores parecem odiar. Mas é realmente divertido de se desenvolver, se você tiver feito os passos de (1) a (8) primeiro. Quando eu fiz esse passo, eu nunca mostrei esta sinopse para ninguém, muito menos a um editor - era só para mim. Eu gostava de pensar nisso como o protótipo primeiro rascunho. Imagine escrever um primeiro esboço em uma semana! Sim, você pode fazê-lo e vale bem a pena o tempo. Mas eu vou ser honesto, eu não sinto que eu preciso neste passo mais, então eu não fazê-lo agora.


Passo 10) Neste ponto, apenas se sentar e começar a bater fora o verdadeiro primeiro rascunho do romance. Você será surpreendido com a rapidez com a história voa para fora de seus dedos nesta fase. Eu vi escritores triple sua ficção escrita velocidade durante a noite, enquanto a produção de primeiros esboços de melhor qualidade do que eles costumam produzir em uma terceira versão.

Você pode pensar que toda a criatividade é mastigada fora da história por este tempo. Bem, não, não, a menos que você exagerou sua análise quando você escreveu seu floco de neve. Isto é suposto ser a parte divertida, porque há muitos problemas de lógica de pequena escala para trabalhar aqui. Como o herói sairá dessa árvore cercado por crocodilos e salvará heroicamente quem está no barco em chamas? Este é o tempo para descobrir isso! Mas é divertido porque você já sabe que a estrutura em larga escala do romance funciona. Assim, você só tem que resolver um conjunto limitado de problemas, e assim você pode escrever relativamente rápido.

Este estágio é incrivelmente divertido e emocionante. Tenho ouvido muitos escritores de ficção reclamar sobre o quão difícil é o primeiro rascunho. Invariavelmente, isso é porque eles não têm idéia do que está por vir. Good grief ! A vida é muito curta para escrever assim! Não há nenhuma razão para gastar 500 horas escrevendo um primeiro esboço vagando de seu romance quando você pode escrever um sólido em 150. Contando as 100 horas que leva para fazer os documentos de projeto, você sairá na frente no tempo.

Sobre o meio caminho através de um primeiro esboço, eu costumo tomar um fôlego e corrigir todas as peças quebradas de meus documentos de projeto. Sim, os documentos de projeto não são perfeitos. Tudo bem. Os documentos de projeto não são fixos em concreto, são um conjunto vivo de documentos que cresce à medida que você desenvolve o seu romance. Se você está fazendo seu trabalho direito, no final do primeiro esboço você vai rir do que uma peça amadora de lixo seus documentos de design originais eram. E você vai ser feliz com o quão profundamente sua história se tornou”.



Bom, essa foi a matéria que li e que, aparentemente, fora traduzido pelo Google Tradutor hahahaha, já que no final da publicação (que eu não copiei) a pessoa pede desculpa por qualquer erro já que ela apenas usou o Google. Corrigi algumas coisas que estavam erradas, e espero de alguma forma ter tornado esse texto compreensível. 


Como gosto muito de escrever e buscar sobre o assunto, acabo achando inúmeras publicações interessantes e muito úteis como essa. 


Caso esse post tenha lhe ajudado, ou você queira mais um post como esse, voltado à escrita, comenta aqui, o.k.? Um beijo da Kardashwan ♥





Um comentário: