Image Map

CF: O Contrato (Yris Eduardo)

em 06/06/2017 |

Oi amore, como vai?
Eu e a Catastrophe nos juntamos para fazer sua CF e espero muito que você goste.
Quero deixar bem claro que nenhuma das coisas escritas aqui tem a intenção de te ofender ou diminuir como escritora, apenas te ajudar.


Aparência (Capa + Sinopse) 2,0

Sinopse (1,0)

Sua sinopse é boa, ela explica tudo que é necessário saber sobre a fic e instiga uma certa curiosidade para saber como Emma lidará com todas as coisas que estão por vir, entretanto, acredito que você poderia mudar algumas coisas nela para deixá-la ainda melhor.
Começando pelo começo “...doente para cuidar, ela apenas imagina como teria forças para resolver tudo.” Você poderia testar outra forma de dizer isso, da maneira colocada não ficou muito bom de se ler. Você podia mudar e colocar “...doente para cuidar. Emma não fazia ideia de como teria forças para resolver tudo.”
Após o final do segundo parágrafo, não há necessidade alguma daquela parte sobre o personagens e a frase final.
Nota: 0,6
Capa (1,0)
Sua capa não é de todo ruim, ela tem uma coloração bonita, as fotos do fundo, créditos e título são bem posicionadas. Porém, a foto do Justin com as bordas desfocadas não foram uma opção muito boa, assim como o exagero no topaz que acabou por tirar toda a qualidade da sua capa.
Nota: 0,4


Nota de aparência: 1,0

Enredo (3,0)
Seu enredo é bem clichê, a mocinha pobre com o cara rico, o namoro fake, entre outros que existem. Não que isto seja algo ruim! Eu mesma amo clichês. Uma coisa que eu posso te aconselhar é que se você já tem um enredo que é muito visto por aí, tente sempre fazê-lo ser o melhor possível.
Pesquisar irá lhe ajudar, pois nunca é demais procurar coisas novas ou se aprofundar mais sobre o assunto.
Nota: 1,3

Ortografia (4,0)
Bem, na parte ortográfica, percebi que você tem um pequeno problema ao colocar hífen ao invés do travessão.
O travessão significa começo ou final de diálogo, por isso é correto usar ele.
E também percebi que você utiliza uma forma informal demais, para narrar sua história, quase como nos comunicamos via mensagem de texto. A informalidade pode ser usada sim em uma narração, porém, devemos ter cuidado para que ela não ultrapasse um nível ruim.
 Nota: 2.0


Crítica Final (1,0)
Toda a crítica que eu dei até agora é baseada em apenas os quatro primeiros capítulos que eu li, tenha isso em mente.
No seu primeiro capítulo você colocou “flash back on” e eu acredito que não é necessário, você poderia colocar o nome de prólogo já que o seu se encaixa ao que é pedido em um prólogo.
Note que na sinopse você diz que é responsabilidade dela cuidar da avó, mas até onde eu li isso se mostra uma responsabilidade da mãe dela, coisa que na sinopse eu pensei que nem morava com ela. Você poderia tirar e acrescentar mais coisas na sinopse para se encaixarem com o que é mostrado na história.
Notei que nas falas da Julie você coloca palavras como “pa” no lugar de “pra”, isso não é necessário, apenas deixa o seu texto mais pobre.
Bom, você tem um enredo muito clichê e por isso, você deveria destacar-se mais nas demais áreas que compõe uma história, o que não acontece. Sua fanfic é muito automática. “Emma faz isso, Emma diz aquilo”. Não tem emoção nos capítulos e isso torna a leitura muito maçante, sem contar os erros de português.
Eu sugiro que você pesquise um pouco mais sobre como detalhar as coisas e se aprofundar no texto. Claro, procure uma beta também para ajudá-la com a ortografia.
Nota: 0,3


Nota final: 4,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário